terça-feira, 19 de janeiro de 2010

EAD - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O que vem a ser uma Educação à Distância ( EAD ), simplesmente um meio mais democrático de quem tem que trabalhar para sustentar-se e sustentar uma família de conseguir manter-se estudando, e aos que já são formados aprimorar os seus conhecimentos nessas mesmas condições.
As EAD's quando bem administradas podem formar excelentes profissionais então por que esse preconceito arraigado a essas instituições ? Por que querer negar ao chefe de família que quer ser um exemplo para os seus filhos a continuidade de seus estudos ?
Vejo estarrecida professores-doutores, que deveriam ter uma cabeça mais aberta, a bradarem aos quatro ventos seus descasos sobre as EAD's e a UAB ( Universidade Aberta do Brasil ) como se somente nas universidades presenciais tivéssemos as melhores cabeças pensantes do Brasil, meus caros professores-doutores, se essa fosse a nossa realidade não teríamos tantos erros médicos ( não há EAD de medicina ) e nem tantos erros de engenharia ( não há EAD de engenharia ), vamos dar crédito ao esforçado que mesmo tendo todas as dificuldades ainda tem que ser um verdadeiro autodidata para poder competir no mercado de trabalho com quem fez e faz um curso presencial.
Queremos uma educação democrática, dizem todos, mas quando se referem a uma EAD são elitistas ao extremo, desconsideram o discente que passou pelo mesmo processo seletivo de uma presencial, que não tem um professor-doutor a lhe administrar o curso porém muitas vezes tutores que nem mesmo correspondem as suas expectativas e esse discente vai a luta, pesquisa, procura, se auto esclarece mesmo com um tempo limitado, transformando vinte e quatro horas de um dia em quarenta e oito para poder ser um cidadão mais respeitado pela nossa sociedade.
A educação é democrática, na realidade, até certo ponto porque o que vemos e sentimos na pele é uma discriminação assintosa tanto em relação aos professores universitários quanto da sociedade no geral.
Se o projeto está em vigor, se a procura e se o número de alunos é cada vez maior por que ao invés de criticar destrutivamente  não abraçar a ideia e propor melhorias, aprimorar e dessa forma podermos mostrar ao mundo que brasileiro não é só futebol e carnaval, mas um país que realmente se preocupa em colocar o cidadão dentro da sociedade com cultura e educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário