domingo, 8 de novembro de 2009

O QUE SIGNIFICA EDUCAR ?

Sempre que ouvimos a palavra EDUCAR pensamos em uma sala de aula onde a principal finalidade é levar o indivíduo a pensar, agir e interagir com o grupo do qual faz parte, mas EDUCAR vai muito além disso.
            No contexto da ONU há um equívoco com o sentido que sempre foi dado para EDUCAR, não basta letrar o indivíduo e dizer-lhe que ele faz parte de um conjunto maior, é necessário adaptá-lo ao mundo atual, dizia-se que analfabeto era o indivíduo que não conseguia, pelo menos, soletrar as palavras e assinar o seu próprio nome, hoje não, para ser considerado alfabetizado é necessário que escreva, leia e interprete a própria escrita, é necessário não ser um excluído digital e também, que além da sua língua nativa tenha condições de interagir comunicando-se em outras línguas.
             Novamente o contexto permanece o mesmo: pensar, agir e interagir com um grupo, mas EDUCAR vai muito além disso.
             Não adianta o indivíduo estar dentro dos conceitos mundiais de educação se o seu  eu interior está mal educado, hoje perdeu-se a noção de coisas simples como : por favor, obrigada ( o ), com sua permissão, com licença, etc... Conceitos esses básicos para qualquer atitude que se tenha com um semelhante.
             Faz-se necessário mudar o foco do que seja educação para, aí sim, começar-se a educar o indivíduo e transformá-lo em um cidadão capaz de interagir não apenas com o seu grupo social mas com todo e qualquer grupo do qual possa a vir fazer parte.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário